terça-feira, 12 de abril de 2011

Desenvolvimento na infância e na adolescência


O ser humano, durante o seu desenvolvimento, passa por uma série de estádios nos quais se dão mudanças ao nível motor, nomeadamente na sua locomoção, e ao nível sensorial. No primeiro, as mudanças podem ser desde o erguer da cabeça e do pescoço, seguido do rebolar e do apoio nas pernas, passando por se sentar e andar com ajuda até ao fazê-lo sozinho. Neste tipo de desenvolvimento existem três regras básicas, sendo a primeira a progressão céfalo-caudal, ou seja, de cima para baixo, a progressão proximodistal, ou seja, do interior para o exterior, e a progressão de acção concentrada para específica. No segundo, temos o paladar, olfacto, audição e a visão.
Num dado momento do crescimento ocorre a puberdade em que se dão mudanças ao nível físico e psicológico. Nesta desenvolvem-se as gónadas, assim como uma preocupação associada, nas raparigas, à reacção à menarca e ao desenvolvimento dos seios e nos rapazes à produção de esperma e ao crescimento do pénis.

Sem comentários:

Enviar um comentário