Na nossa sociedade é muito frequente recorrer ao senso comum e ao conhecimento popular para responder a questões que possam surgir, este conhecimento provém muitas vezes dos chamados provérbios populares.
O senso comum é variável, ou seja, é diferente de sociedade para sociedade, ou mesmo dentro da mesma sociedade poderá ser diferente de grupo social para grupo social. O senso comum ajuda-nos a viver em sociedade na medida em que estabelece a forma como nos devemos comportar em sociedade e sendo o homem um ser social necessita de saber viver em sociedade, é um saber informal que se adquire de forma natural e através do contacto com os outros, com as situações e com os objectos que nos rodeiam. No entanto o senso comum não é suficiente pois por vezes leva-nos a ilusões e cria realidades falsas pois é baseado em aparências.
Como pudemos ver em alguns exemplos demonstrados nas aulas o senso comum muitos vezes leva-nos a acreditar em algo que não é verdade e que se for analisado poderá ser facilmente refutado. Por exemplo será que o provérbio “Os opostos atraem-se” é mesmo verdade? Normalmente tendemos a reparar, nas pessoas que amamos, nas características denominadas “opostas”, mas se realmente formos a analisar bem este aspecto não é muito normal que por exemplo uma estudante universitária, alta, magra, com pele clara, motivada, religiosa, inteligente, sociável e liberal se sinta inevitavelmente atraída por um jovem que abandonou precocemente a escola, baixo, gordo, de pele escura, apático, ateu, não inteligente, introvertido e conservador. Este caso sim poderá ser considerado um oposto, e embora um pouco de variabilidade possa ser interessante geralmente os opostos são rejeitados e procuramos pessoas mais parecidas connosco.
O conhecimento cientifico contrariamente ao senso comum é um método formal através do qual se pretende alcançar o conhecimento racional que é baseado numa investigação metódica de leis e fenómenos e tem como objectivo produzir saber e conhecimento. O conhecimento cientifico ao contrario do senso comum não é baseado nos sentidos (que nos atraiçoam), mas sim baseado em métodos experimentais e na comprovação daquilo que os sentidos nos mostram. Podemos assim considerar a ciência um método de pesquisa baseado na faculdade racional do ser humano e na comprovação experimental do investigado. No nosso dia a dia por vezes utilizamos uma psicologia do senso comum para tentarmos explicar os nossos comportamentos e os comportamentos daqueles que nos rodeiam mas actualmente os psicólogos confiam no método cientifico para obterem informações acerca do comportamento e dos processos metais, assim podemos concluir que existem muitos fenómenos importantes que ainda não são compreendidos e as pessoas não devem esperar uma abordagem única do objecto da psicologia ou respostas para todos os seus problemas.
Sem comentários:
Enviar um comentário